Loader

Primeiros passos

Primeiros passos

Ontem foi um dia de comemoração pra equipe Marketeria. Após uma série de exigências por parte da Apple, muitas configurações, dentre elas a autenticação de um certificado digital para cada aplicação, finalmente conseguimos publicar o primeiro conteúdo do nosso projeto desenvolvido para a plataforma IPAD.

Totalmente beta ainda, é verdade, mas sem dúvida um grande avanço! Para a visão do leitor leigo em programação, pode parecer pouco. Mas para quem programa ou já programou para os produtos da Apple, sabe a dedicação que isso exige e o quanto é complexo e cheio de particularidades.

Superada essa fase, não sei se ainda posso afirmar que a programação será o maior desafio do projeto, mesmo sabendo que a linguagem C Objetive tem peculiaridades que você não encontra em outras mais “famosas” como Java ou PHP.

A primeira impressão que se tem ao desbravar o mundo de desenvolvedores de aplicativos Apple é assustadora… Pensei: “Meu Deus onde fui amarrar meu bode”. Mas passado o desespero e depois de muitas horas de estudo (é lógico), você começa a entender melhor a plataforma

Estamos no início das implementações, e certamente ainda há muitas coisas para serem vistas, mas como a parte burocrática já foi superada, a sequência deve ser mais tranquila. O suporte com várias fontes de pesquisa, a interface amigável e as várias opções de interação do Kit de Desenvolvimento da Apple se mostrou uma ferramenta incrível.

Não tenho como não destacar o capricho todo especial que eles tem com seus produtos.

Como cliente, ainda tenho algumas ressalvas na postura “engessada” adotada pela Apple, situações que não acontecem com a não menos famosa Adobe. Mas isso é uma outra história… Hehe.

Fiquem ligados no próximo capítulo!

Jorge Urresta Neto
[email protected]