Loader

Olá, eu sou a estagiária!

Olá, eu sou a estagiária!

Querido estudante, profissional ou apenas querido leitor, eu sou a estagiária, muito prazer. Recebi a tarefa de escrever uma matéria onde confrontaria a expectativa e a realidade observada por mim dentro de uma agência de publicidade. Bom, se você nunca esteve em um ambiente como esse e deseja seguir algo na área de comunicação, você precisa dessa experiência.

Começando pelos funcionários: cada um tem seu jeito único e a relação em conjunto é sensacional. Seja lá o que você pensa que acontece aqui, você está errado. E digo mais: mesmo que eu contasse detalhadamente, você ainda teria uma visão um pouco distorcida, positiva ou negativamente.

Esse é o meu primeiro estágio e “primeiro-qualquer-coisa” que signifique trabalhar. E, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, mesmo que eu esteja apenas no início da faculdade, sempre tive o pé no chão e jamais pensei que com apenas 18 primaveras estaria por trás das campanhas geniais da Coca-Cola, ou fazendo parte da equipe que elabora os conceitos da Real Beleza da Dove. Essa é uma área que você precisa obter muita experiência e conhecimento para ganhar o destaque que almeja.

Sendo estagiário (ou até mesmo não sendo), você sempre vai acabar fazendo alguma coisa fácil e que se tornará chata depois de tanto repeti-la. A tarefa de servir cafezinho e lavar a louça é mito: aqui todo mundo faz a sua parte, o que é lindo de se ver. Café é algo que jamais pode faltar na cozinha, e louça suja é sinônimo de morte. Exageros à parte, esse é um ambiente muito descontraído, e ter um dia péssimo aqui dentro é praticamente impossível! Além disso, ainda contamos com duas cachorrinhas, Nina e Maria (que de cachorrinha não tem nada) para alegrar nossos dias.

Uma verdade: cuidar de mídias sociais não é só trabalho pra estagiário, é preciso entender sobre comunicação e dá muito trabalho. Lidar com o público nessa plataforma é algo muito cuidadoso e cada cliente se difere. Saber utilizar o facebook, por exemplo, não é o suficiente. Você precisa entender qual será a melhor maneira de utilizá-lo para que a comunicação seja um sucesso. Grandes campanhas não acontecem o tempo todo, mas todos os jobs são sempre divertidos, ou pelo menos no começo. Não que eu possua muita experiência, mas, sendo observadora, pude perceber isso em meus colegas o tempo todo. Clientes nem sempre são muito amáveis, e pedem alterações que muitas vezes não fazem tanto sentido. Frases como “aumenta a logo” e “troca essa imagem”, são bem comuns, como todos suspeitam. Mas todos são levados no coração da Mark com muito carinho.

Aprendi a fazer coisas que jamais me via fazendo, como recortar cabelo de modelo em fotos para catálogo ou saber o que são fontes serifadas e até identificá-las por aí. Mesmo com pouquíssimo tempo de vivência dentro da agência, pude conhecer pessoas fantásticas, que de uma maneira ou de outra me ajudaram a crescer e que já me servem de inspiração!

Independente da área de comunicação que você deseja seguir, eu aconselho a se jogar naquilo que aparecer, e se jogar de cabeça. Seja o seu interesse planejamento, mídia, atendimento ou criação, se a oportunidade que aparecer for servir café, vá! Você vai absorver muita coisa a cada dia, e tudo será conhecimento a mais que irá adquirir.