Olá, eu sou a estagiária!

Olá, eu sou a estagiária!

Querido estudante, profissional ou apenas querido leitor, eu sou a estagiária, muito prazer. Recebi a tarefa de escrever uma matéria onde confrontaria a expectativa e a realidade observada por mim dentro de uma agência de publicidade. Bom, se você nunca esteve em um ambiente como esse e deseja seguir algo na área de comunicação, você precisa dessa experiência.

Começando pelos funcionários: cada um tem seu jeito único e a relação em conjunto é sensacional. Seja lá o que você pensa que acontece aqui, você está errado. E digo mais: mesmo que eu contasse detalhadamente, você ainda teria uma visão um pouco distorcida, positiva ou negativamente.

Esse é o meu primeiro estágio e “primeiro-qualquer-coisa” que signifique trabalhar. E, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, mesmo que eu esteja apenas no início da faculdade, sempre tive o pé no chão e jamais pensei que com apenas 18 primaveras estaria por trás das campanhas geniais da Coca-Cola, ou fazendo parte da equipe que elabora os conceitos da Real Beleza da Dove. Essa é uma área que você precisa obter muita experiência e conhecimento para ganhar o destaque que almeja.

Sendo estagiário (ou até mesmo não sendo), você sempre vai acabar fazendo alguma coisa fácil e que se tornará chata depois de tanto repeti-la. A tarefa de servir cafezinho e lavar a louça é mito: aqui todo mundo faz a sua parte, o que é lindo de se ver. Café é algo que jamais pode faltar na cozinha, e louça suja é sinônimo de morte. Exageros à parte, esse é um ambiente muito descontraído, e ter um dia péssimo aqui dentro é praticamente impossível! Além disso, ainda contamos com duas cachorrinhas, Nina e Maria (que de cachorrinha não tem nada) para alegrar nossos dias.

Uma verdade: cuidar de mídias sociais não é só trabalho pra estagiário, é preciso entender sobre comunicação e dá muito trabalho. Lidar com o público nessa plataforma é algo muito cuidadoso e cada cliente se difere. Saber utilizar o facebook, por exemplo, não é o suficiente. Você precisa entender qual será a melhor maneira de utilizá-lo para que a comunicação seja um sucesso. Grandes campanhas não acontecem o tempo todo, mas todos os jobs são sempre divertidos, ou pelo menos no começo. Não que eu possua muita experiência, mas, sendo observadora, pude perceber isso em meus colegas o tempo todo. Clientes nem sempre são muito amáveis, e pedem alterações que muitas vezes não fazem tanto sentido. Frases como “aumenta a logo” e “troca essa imagem”, são bem comuns, como todos suspeitam. Mas todos são levados no coração da Mark com muito carinho.

Aprendi a fazer coisas que jamais me via fazendo, como recortar cabelo de modelo em fotos para catálogo ou saber o que são fontes serifadas e até identificá-las por aí. Mesmo com pouquíssimo tempo de vivência dentro da agência, pude conhecer pessoas fantásticas, que de uma maneira ou de outra me ajudaram a crescer e que já me servem de inspiração!

Independente da área de comunicação que você deseja seguir, eu aconselho a se jogar naquilo que aparecer, e se jogar de cabeça. Seja o seu interesse planejamento, mídia, atendimento ou criação, se a oportunidade que aparecer for servir café, vá! Você vai absorver muita coisa a cada dia, e tudo será conhecimento a mais que irá adquirir.

 



Marketeria
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.