
19 maio O futuro e o HTML 5
FLASH morreu e viva o HTML 5? Neste fim de semana constatei que a história não é bem essa. Pode ser que tenhamos novos players para páginas da web em HTML 5. No mais, o futuro é uma grande incerteza.
O que eu vejo agora? Uma linguagem muito bem fundamentada com ótimo histórico, esse seria o FLASH. Embora, depois do susto que Jobs e HTML 5deram na ADOBE tem-se expandido a promessa de melhora. Não acho ruim que o HTML 5 tenha surgido, aliás a ADOBE estava precisando de algo que a intimidasse para melhorar as condições do FLASH nas questões de SEO e segurança. Acontece que Jobs quer uma tecnologia que acabe com o FLASH devido a sua sujeição à violabilidade e alto custo de desempenho. Bom, essa conversa existiu quando surgiu o DHTML e o AJAX, e continua por aí. Entretanto, o FLASH consegue proporcionar, para quem não programa e não quer programar, animações de alta qualidade sem muito esforço. Isso é de fato uma das características que se sobressai no software.
Concluí também que o HTML 5 é dono de uma grande instabilidade, já que ainda está “engatinhando” – além de pesar para a máquina. Rodei aplicativos com 3D básicos em HTML 5 que chegou a consumir 40% de um núcleo do processador! Claro que também já existem APIs para auxiliar . O O3D da Google é uma ótima referência para isso. O famoso THE BEACH para o O3D rodou utilizando 10% da máquina. O engraçado disso tudo é que Jobs defende o uso do HTML 5, porém, seus Iphones mal suportam o peso que tem a aplicação. Dúvida? Quem possuir um Iphone basta acessar o site da Apple na parte dedicada ao Ipad: https://www.apple.com/ipad/.
No computador, basta abrir seu gerenciador de tarefas e verá que no momento de transição da imagem o processador sofrerá um “belo pico”. Aqui, por exemplo, em meu processador saía de 4% de uso do FIREFOX para 35%! Já o mesmo efeito de transição no Flash tem um custo para o processador que não chega à 5%. Nem aplicações em touch funcionam como desculpa. No site The Flash Blog há vários exemplos. Em nenhum deles houve a necessidade de reescrever códigos para rodar Flash perfeitamente com touch. https://theflashblog.com/?p=2027. No mais deixo para vocês tirarem suas próprias conclusões!