Um pouco mais sobre Inbound marketing

Um pouco mais sobre Inbound marketing

Atualmente, as pessoas usam de todos os seus recursos para fugir de propagandas que não querem assistir. O marketing tradicional faz com que a informação chegue até o seu cliente onde ele estiver, e em vez disso, o Inbound Marketing faz com o que o cliente o encontre quando sentir necessidade ou quando quiser resolver algum problema, ele não “empurra” vendas.

Assim podemos estruturar o processo de vendas, pois a relação não se resume entre visitante e cliente:

oooooooooooooo

O que são os desconhecidos e como torná-los visitantes
Primeiramente teremos os desconhecidos, que podem ser qualquer pessoa no mundo. Esses estranhos irão pesquisar por coisas que eles procuram, por exemplo: gatinhos fofinhos, como utilizar um cortador de grama, ideias românticas para o dia dos namorados, entre muitos outros temas. Então, o Inbound Marketing utiliza de blogs, sites, redes e mídias sociais para criar conteúdo relevante e chamar a atenção desses estranhos, utilizando técnicas de SEO para otimizar o conteúdo do seu site nos mecanismos de busca como o Google. Quando este desconhecido chega ao seu site, ele passa a ser um visitante, e o dever do Inbound Marketing, além de atraí-lo até o site, é resolver o problema e atender às necessidades desse visitante que entrou em seu site. Resumindo, ele deve aprender alguma coisa quando terminar de ler a sua publicação.

Gerando leads a partir dos seus visitantes
Uma boa analogia seria comparar esses visitantes com pessoas que visitam lojas de roupas e não compram nada, ou seja, estão longe de se tornarem clientes. Para que um visitante avance no processo, o Inbound Marketing pode utilizar de landing pages (uma página feita para capturar dados do visitante) e também call to actions, convidando-o a realizar alguma ação. Para tornar-se um lead, o que nos leva à próxima etapa, o visitante deverá deixar seu contato para a empresa, recebendo em troca, por exemplo, algum e-book gratuito, cadastrando-se para receber notícias de algum produto/serviço promocional ou mais do conteúdo mostrado.

A empresa está com uma oportunidade em mãos
A partir do momento que você gerou leads, você tem uma oportunidade. Agora é hora de guiá-los até a compra, trabalhando suas listas de e-mails e mídias sociais. Seus leads concederam permissão para que você pudesse nutri-los com informações. Eles podem ter parado a compra exatamente quando chegaram no carrinho, caracterizando um alto interesse pelo produto/serviço da empresa. Eles querem receber informações exclusivas, descontos, cookies personalizados nos sites, e-mails com informações relevantes relacionadas. Há várias maneiras de deixar sua marca na mente do consumidor e torná-la a primeira escolha.

Alguns leads podem se tornar clientes, propagadores em potencial
Alguns leads, após muitas estratégias, acabam se tornando clientes e realizando a compra. Quando você conquista um cliente e ele adquire seu serviço ou produto, ou até mesmo que ele esteja adquirindo-o com frequência, isso não significa que ele não pode, em algum momento, esquecer da sua empresa e ir atrás de outra. Sendo assim, é trabalho do marketing nutrir seus clientes com conteúdos relevantes para que a empresa não acabe caindo no esquecimento. Pode ser investido em pesquisas de satisfação, social media, e-mails informativos, ofertas especiais e muitas outras técnicas já citadas. Esse processo é fundamental, pois assim o seu cliente se torna um propagador, ou seja, além de consumir produtos ou serviços da sua empresa, ele ainda propagará sua satisfação com a mesma, podendo virar fãs e recomendá-la para amigos, o que é muito importante, pois eles já conquistaram a confiança dos amigos, mas sua empresa não.

Vamos exemplificar para ficar mais claro
Em uma situação fictícia, uma mulher (vamos chamar de Maria) está tomando banho, quando o chuveiro para de gerar água quente. Após sair do banho, Maria, uma desconhecida, foi até o Google e pesquisou “chuveiro não esquenta a água, o que aconteceu?”.  A mulher se interessou pelo título da sua publicação, que aparecia entre as primeiras e clicou no link, tornando-se uma visitante.  Maria viu que seria melhor trocar o seu chuveiro, então, como a matéria estava hospedada em um site do segmento, Maria navegou pela loja virtual e cadastrou-se no site, pois queria receber mais informações, tornou-se um lead e consequentemente uma oportunidade, porque Maria quer receber mais informações sobre a empresa. Maria saiu do site, mas recebeu um e-mail com ofertas exclusivas, então, voltou ao site e realizou a compra, tornando-se uma cliente. Maria recomendaria a empresa por ter tido uma experiência de usuário boa no site, indicou para amigos e tornou-se uma propagadora da marca.

 

 Enfim, a melhor maneira de se destacar é utilizando o Inbound Marketing. Você não precisa interromper ou atrapalhar seu público, você os atrai, encanta, cativa e fideliza. 🙂 

 

Escrito por Regielle.



Marketeria
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.