Loader

Google lança o Project Loon e coloca no ar os primeiros balões com acesso a internet

Google lança o Project Loon e coloca no ar os primeiros balões com acesso a internet

Quando seus produtos digitais já são acessados por quase todos os usuários de internet do mundo, como você aumenta sua base de usuários?

Aumentando o número de usuários de internet no mundo, oras.

Esse é a ideia do Project Loon, lançado oficialmente pelo Google há alguns dias. Balões com acesso gratuito a internet serão lançados em vários países, a começar pela Nova Zelândia. Os testes feitos por lá (e com os 30 balões que já estão no ar) serão usados para afinar a tecnologia e fazer com que ela possa ser replicada em novas localidades.

O vídeo de apresentação do projeto é uma coisa linda de se ver

 

 

Os balões viajam a 20km de altura da superfície da Terra, onde os ventos são mais estáveis. O controle de onde o balão está e onde ele precisa ir é feito por algoritmos de geolocalização, que se adaptam aos movimentos do vento e controlam a posição dos balões. E a energia é uma combinação de eólica + solar, que promete manter os balões no ar por muito tempo.

Abaixo um vídeo que explica mais sobre a tecnologia do Project Loon

 

 

Cada balão consegue prover sinal de internet para uma área de 40km de diâmetro e a velocidade é similar ao sinal 3G, e estão disponíveis para qualquer pessoa utilizar. Mais detalhes técnicos você encontra no site oficial do projeto.

É claro que existem muitos interesses comerciais envolvidos em um projeto como esse, mas o discurso do Google é realmente poderoso no sentido de democratizar o acesso a internet e consequentemente à educação e aos negócios.

Fonte: https://www.updateordie.com/2013/06/15/google-lanca-o-project-loon-e-coloca-no-ar-os-primeiros-baloes-com-acesso-a-internet/

Jorge Urresta Neto
[email protected]